Asia

Suposto míssil norte-coreano “explode no ar” após lançamento perto de Pyongyang

Por Josh Smith

SEUL (Reuters) – A Coreia do Norte lançou um suposto míssil que pareceu explodir logo após a decolagem nos céus de Pyongyang nesta quarta-feira, disseram militares da Coreia do Sul, em meio a relatos de que a Coreia do Norte, que tem armas nucleares, está tentando testar seu maior míssil.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul têm alertado que a Coreia do Norte pode estar se preparando para lançar um míssil balístico intercontinental (ICBM) em alcance total pela primeira vez desde 2017, violando as resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

O projétil foi disparado do aeroporto internacional de Sunan, nos arredores da capital norte-coreana Pyongyang, informou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) em comunicado.

“Supõe-se que falhou imediatamente após o lançamento”, disse o comunicado. Presume-se que seja um míssil balístico e pareceu explodir no ar ainda em sua fase de aceleração, a uma altitude abaixo de 20 quilômetros, afirmou uma autoridade do JCS à Reuters.

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que foi um “lançamento de míssil balístico” e o condenou como uma violação das resoluções do Conselho de Segurança, mas se recusou a comentar quando questionado sobre o suposto fracasso.

Detritos caíram em ou perto de Pyongyang após o teste fracassado, informou a NK News, com sede em Seul, citando testemunhas não identificadas e uma fotografia do teste mostrando uma bola de fumaça no final de uma pluma em ziguezague que traçou a trajetória de lançamento do foguete no céu.

O lançamento ressaltou o perigo por trás da decisão da Coreia do Norte de usar um aeroporto tão próximo de áreas civis densamente povoadas como local para testes de disparos de grandes mísseis, disseram analistas.

Em 2017, um míssil balístico de alcance intermediário lançado de outro local na Coreia do Norte falhou logo após a decolagem e colidiu com um complexo industrial ou agrícola na cidade de Tokchon.

O aeroporto de Sunan foi o local de vários lançamentos recentes, inclusive em 27 de fevereiro e 5 de março. A Coreia do Norte disse que esses testes eram para o desenvolvimento de componentes de um satélite de reconhecimento e não identificou qual foguete foi usado, mas Seul e Washington disseram que eram testes de um novo sistema ICBM.

A reclusa Coreia do Norte tem disparado mísseis em uma frequência sem precedentes este ano, realizando seu nono teste de armas em 5 de março.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2F0NS-BASEIMAGE

To Top