Entertainment and Lifestyle

Cidade ucraniana de Mariupol procura sobreviventes em escombros de teatro

Por Pavel Polityuk

LVIV, Ucrânia (Reuters) – Equipes de resgate procuravam sobreviventes nos escombros de um teatro na cidade sitiada de Mariupol, nesta quinta-feira, depois que a Ucrânia disse que um poderoso ataque aéreo russo atingiu o prédio onde centenas de pessoas estavam se abrigando da guerra.

A cidade portuária está cercada por forças russas e viu alguns dos mais ferozes bombardeios do conflito.

“O coração está partido pelo que a Rússia faz com nosso povo, nossa Mariupol e nossa região de Donetsk”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em um discurso noturno na quarta-feira, após se referir ao ataque ao teatro.

Petro Andrushchenko, assessor municipal, afirmou que algumas pessoas sobreviveram à explosão.

“O abrigo antibombas resistiu. Agora os escombros estão sendo removidos. Há sobreviventes. Ainda não sabemos sobre (número de) vítimas”, disse ele à Reuters por telefone.

Segundo ele, o trabalho de resgate está em andamento para alcançar os sobreviventes e estabelecer o número de vítimas.

A Rússia negou ter bombardeado o teatro.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse nesta quinta-feira que a alegação de que a Rússia havia bombardeado o teatro era uma “mentira”, e repetiu negativas do Kremlin de que as forças russas têm como alvo civis desde a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro.

“As Forças Armadas da Rússia não bombardeiam cidades”, disse ela em um briefing.

Tetyana Ignatchenko, porta-voz da Administração Militar Regional de Donetsk, disse que havia 1.000 pessoas dentro do teatro Mariupol há uma semana.

“Mas depois disso, muitas pessoas conseguiram escapar. Não podemos dizer exatamente quantas pessoas estavam no teatro. Só podemos supor entre 400 e 500. Metade delas.”

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2G0R8-BASEIMAGE

To Top