Asia

Rússia suspende negociações de acordo de paz com o Japão após sanções

(Reuters) – A Rússia se retirou das conversas por um acordo de paz com o Japão e de projetos econômicos conjuntos relacionados às Ilhas Curilas, disputadas pelos dois países, por conta de sanções impostas pelo governo de Tóquio por conta da invasão russa à Ucrânia, afirmou o ministério russo das Relações Exteriores nesta segunda-feira.

A Rússia e o Japão ainda não encerraram formalmente as hostilidades da Segunda Guerra Mundial por conta do impasse em relação às ilhas, conhecidas na Rússia como Curilas, e no Japão como os Territórios do Norte.

“Sob as atuais condições, a Rússia não pretende continuar as negociações com o Japão para o acordo de paz”, afirmou o Ministério de Relações Exteriores russo em nota, citando as “posições abertamente hostis (do Japão) e tentativas de prejudicar os interesses do nosso país”.

Na semana passada, o Japão anunciou planos de revogar o status comercial de país mais favorecido da Rússia, de expandir o escopo do congelamento de ativos contra elites russas e a proibição de importações de certos produtos.

No ano passado, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que tanto Tóquio quanto Moscou queriam boas relações e disse que era absurdo que eles não tivessem chegado a um acordo de paz.

A Rússia também se retirou das negociações com o Japão sobre projetos conjuntos empresariais nas Ilhas Curilas e encerrou as viagens sem necessidade de vistos para cidadãos japoneses, afirma a nota.

(Reportagem da Reuters)

To Top