Asia

Japoneses reduzem aquecimento e luzes para evitar apagão de energia após terremoto

Por Yuka Obayashi e Kantaro Komiya

TÓQUIO (Reuters) – As placas de neon foram desligadas e as luzes e os aquecedores reduzidos no Japão, nesta terça-feira, depois que o governo emitiu um apelo urgente para economizar energia, alertando para apagões após um terremoto na semana passada ter causado uma grave falta de energia.

Com a neve em Tóquio e a temperatura caindo para 2 graus Celsius, a Tokyo Electric Power Co (Tepco) disse que a demanda aumentou e até 3 milhões de residências poderiam ficar sem energia após as 20h locais se as taxas de uso não caíssem.

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) afirmou à noite que o país provavelmente evitará apagões.

O ministro do Comércio, Koichi Hagiuda, havia alertado mais cedo: “Neste ritmo, estamos nos aproximando de um estado em que teremos que realizar interrupções de energia semelhantes às que ocorreram após o terremoto”.

O terremoto de magnitude 7,4 na quarta-feira passada na costa nordeste –a mesma região devastada por um terremoto e tsunami em 2011– cortou temporariamente a energia para cerca de 2 milhões de residências, incluindo centenas de milhares em Tóquio.

O terremoto atingiu seis usinas térmicas, deixando-as fora de operação em áreas providas pela Tepco e Tohoku Electric Power Co, e os danos podem deixar algumas delas inativas por semanas ou até meses, disse Hagiuda.

O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, pediu aos moradores do leste do Japão, afetados pela crise de energia, que façam sua parte.

“Pedimos sua cooperação… como baixar seus termostatos para cerca de 20 graus Celsius e desligar todas as luzes desnecessárias”, disse ele em entrevista coletiva.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI2L0SS-BASEIMAGE

To Top