Internacional

Charles Michel destaca energia e sanções à Rússia como focos do Conselho Europeu

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, publicou nesta quarta-feira, 23, a carta convite do Conselho Europeu dos dias 24 e 25 de março, ocasião na qual estarão reunidos em Bruxelas os chefes de Estado e de governo da União Europeia e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Entre os temas destacados para o encontro, o belga citou a questão energética na Europa e sanções coordenadas à Rússia.

“As sanções são uma das principais ferramentas à nossa disposição para pressionar a Rússia a mudar seu curso de ação. Até agora, adotamos algumas das medidas mais fortes de todos os tempos contra a Rússia e a Belarus”, afirmou. “Temos agora de assegurar que estas sanções não sejam contornadas. Estamos prontos para avançar rapidamente em novas sanções coordenadas”, disse Michel.

“A guerra na Ucrânia também coloca vários desafios para nós na UE, principalmente em termos de nossa política energética”, avaliou. “Concordamos em eliminar gradualmente nossa dependência das importações russas de gás, petróleo e carvão o mais rápido possível. Devemos agora tomar medidas imediatas para salvaguardar o nosso abastecimento de energia para o próximo inverno”, afirmou o belga.

“Gostaria também que abordássemos urgentemente como, nas próximas semanas e meses, podemos aliviar a pressão dos preços elevados da energia sobre os nossos cidadãos e empresas”, apontou o presidente.

Além disso, Michel disse que o encontro será também a ocasião para preparar a cúpula UE-China, a ser realizada em 1 de abril de 2022, quando a guerra na Ucrânia será o tema principal. O Conselho Europeu se juntará ainda virtualmente com o presidente Volodymyr Zelensky.

To Top