Economy

França se encaminha para novo duelo eleitoral entre Macron e Le Pen

PARIS (Reuters) – A França enfrenta uma repetição do confronto eleitoral de 2017 entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen, com o atual presidente ainda favorito, mas em uma corrida muito mais acirrada, mostraram pesquisas de intenção de voto antes do primeiro turno no domingo.

Cinco anos atrás, Macron derrotou Le Pen com 66,1% dos votos no segundo turno, com eleitores de todos os campos apoiando o recém-chegado centrista para derrotar a candidata de extrema-direita.

Agora, uma pesquisa OpinionWay e Kéa Partners para o jornal Les Echos e a rádio Classique, divulgada nesta segunda-feira, se tornou a mais recente a prever uma margem de vitória muito mais estreita, de 53% a 47% para Macron.

A vantagem de Macron encolheu substancialmente porque, aparentemente ocupado com a crise da Ucrânia, ele entrou na campanha tarde e se concentrou em reformas econômicas bastante impopulares, incluindo o aumento da idade de aposentadoria, desagradando seu campo político.

Enquanto isso, Le Pen viu sua campanha se focar no declínio do poder de compra dos eleitores de renda média e baixa, melhorando seus índices tanto no primeiro turno quanto no segundo turno de 24 de abril.

Para o primeiro turno, a OpinionWay projeta Macron com 28% dos votos e Le Pen com 22%.

Todos os outros candidatos ficaram muito para trás e têm dificuldades para avançar ao segundo turno, salvo uma grande surpresa.

Jean-Luc Mélenchon, da extrema-esquerda, tem 14% das intenções de voto no primeiro turno, segundo a OpinionWay, com o concorrente de extrema-direita, Éric Zemmour, e a conservadora Valérie Pécresse –já vistos como sérios candidatos ao segundo turno no passado– com 9% cada.

(Por Ingrid Melander)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI330PA-BASEIMAGE

To Top