Economy

Kremlin diz que Bucha é “falsificação monstruosa” destinada a difamar a Rússia

Por Guy Faulconbridge

LONDRES (Reuters) – O Kremlin disse nesta terça-feira que as alegações ocidentais de que forças russas cometeram crimes de guerra ao executar civis na cidade ucraniana de Bucha são uma “falsificação monstruosa” destinada a difamar o Exército russo.

Desde que as tropas russas se retiraram das cidades e vilarejos ao redor da capital ucraniana, Kiev, as tropas ucranianas têm mostrado aos jornalistas cadáveres do que dizem ser civis mortos pelas forças russas, casas destruídas e carros incendiados.

O Ocidente diz que os civis mortos são evidências de crimes de guerra. A Reuters viu cadáveres na cidade de Bucha, mas não conseguiu verificar independentemente quem foi o responsável pelos assassinatos.

“É um show simplesmente bem dirigido – mas trágico”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres. “É uma falsificação destinada a difamar o Exército russo – e não vai funcionar.”

“Mais uma vez pedimos à comunidade internacional: se desapegue dessas percepções emocionais e pense com a cabeça”, disse Peskov. “Compare os fatos e entenda com que falsificação monstruosa estamos lidando.”

A Ucrânia diz que a Rússia é culpada de genocídio, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou na segunda-feira o presidente russo, Vladimir Putin, de crimes de guerra e pediu um julgamento.

O Kremlin afirmou que as declarações de Biden são inaceitáveis ​​e indignas de um líder dos Estados Unidos.

O clamor sobre a descoberta de tantos civis mortos, alguns com tiros na cabeça, após a retirada da Rússia de áreas ao redor de Kiev, levou o Ocidente a promessas de impor sanções ainda mais duras à Rússia.

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI340S8-BASEIMAGE

To Top