Benefícios

Requisitos para obter a Carteira de Trabalho

Carteira de trabalho desemprego
Rafapress/Shutterstock.com

Requisitos para obter a Carteira de Trabalho A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. A carteira de trabalho será emitida de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer pessoa inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.

Etapas para a realização deste serviço

Para obter a Carteira de Trabalho Digital, você vai precisar do número do CPF e criar uma conta autenticada no gov.br

CANAIS DE PRESTAÇÃO  

 Aplicativo móvel :  

Para Android ou para iOS.   Web :  

TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPA

Atendimento imediato

Obter a Carteira de Trabalho em papel

Apenas os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem utilizar a Carteira de Trabalho em papel.

Para obtê-la você deverá encaminhar o pedido de agendamento por e-mail, de acordo com o estado onde reside.

E-mail: trabalho.(uf)@economia.gov.br. Você deve trocar a designação uf pela sigla de seu estado. Em São Paulo, por exemplo, o e-mail é [email protected].

DOCUMENTAÇÃO

Documentação em comum para todos os casos

– CPF
– Documento oficial de identificação com foto, nome, data, município e estado de nascimento, filiação, número, órgão e data de emissão;
– Comprovante de residência com CEP;
– Comprovante do estado civil: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado), com averbação(se separado, divorciado ou viúvo)
– Foto 3×4 colorida, recente e com fundo branco (apenas para as localidades no estado de São Paulo que ainda emitem a CTPS do modelo manual.

Para estrangeiros:

Apresentar também:- Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM (antiga CIE) ou Protocolo da Polícia Federal;- Diário Oficial da União – em caso de autorização de residência concedida pelo Ministério da Justiça.

CANAIS DE PRESTAÇÃO   E-mail :  

E-mail: trabalho.(uf)@economia.gov.br. Você deve trocar a designação uf pela sigla correspondente de seu estado. Em São Paulo, por exemplo, o e-mail é [email protected]

Fonte https://www.gov.br/

To Top