Internacional

“Depende deles”, diz Biden sobre passageiros usarem máscaras em aviões

Por Jeff Mason e Trevor Hunnicutt

PORTSMOUTH, Estados Unidos (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta terça-feira que “depende delas”, ao ser questionado se as pessoas deveriam continuar usando máscaras em aviões, um afirmação que vai de encontro com a orientação oficial do seu governo.

Um juiz federal da Flórida decidiu na última segunda-feira que a orientação em vigor há 14 meses é ilegal, revertendo uma das principais medidas presidenciais para reduzir a disseminação de Covid-19.

O governo Biden pode apelar da decisão, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, nesta terça-feira. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) ainda aconselha as pessoas a usarem máscaras no transporte público, como Psaki mencionou pouco antes do comentário de Biden.

“Continuamos a encorajar as pessoas a usarem máscaras”, disse Psaki a repórteres no avião presidencial Air Force One.

Após pousar em New Hampshire, pouco depois, Biden, questionado se as pessoas deveriam continuar usando máscaras em aviões, disse: “Depende delas”.

A decisão judicial de segunda-feira, em um processo registrado em Tampa, na Flórida, significa que a obrigação de uso de máscara do CDC em transporte público não está mais em vigor, disse uma autoridade dos EUA.

E chega em um momento no qual as infecções por Covid-19 estão crescendo nos EUA e mais de 400 pessoas morrem diariamente pela doença, com base na média móvel de sete dias.

((Tradução Redação Rio de Janeiro))

REUTERS PF

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3I10A-BASEIMAGE

To Top