Europe

Johnson pedirá desculpas ao Parlamento britânico por multa durante lockdown

LONDRES (Reuters) – O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, pedirá desculpas ao Parlamento do Reino Unido nesta terça-feira ao enfrentar parlamentares pela primeira vez desde que foi multado pela polícia por violar suas próprias regras de lockdown da Covid-19, disse uma autoridade do governo.

Johnson foi multado na semana passada pela polícia por participar de uma festa de aniversário em sua homenagem em junho de 2020, enquanto pessoas de diferentes famílias não podiam se reunir em ambientes fechados.

Os partidos de oposição pediram a renúncia de Johnson, acusando-o de enganar o Parlamento depois de dizer aos parlamentares no ano passado que todas as regras foram seguidas em Downing Street –residência e local de trabalho oficial do primeiro-ministro– durante a pandemia.

“Quando ele falou ao Parlamento, ele estava falando o que acreditava ser a verdade”, disse o ministro britânico para a Irlanda do Norte, Brandon Lewis, à Sky News.

“Ele não acreditava naquele momento que qualquer coisa que ele tivesse feito fosse contra as regras, mas ele aceita absolutamente que a polícia analisou isso, eles tiveram uma visão diferente.”

Após a multa na semana passada, Johnson disse que não lhe ocorreu que ele estava violando as regras, mas agora ele “humildemente” aceitou que estava.

Uma pesquisa da JL Partners para o jornal The Times, que pediu a quase 2.000 pessoas que dessem sua opinião sobre o primeiro-ministro em poucas palavras, mostrou que 72% dos entrevistados fizeram comentários negativos, em comparação com 16% positivos. A palavra mais usada foi “mentiroso”, segundo a pesquisa.

(Reportagem de Kylie MacLellan, James Davey e Andrew MacAskill)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3I0HZ-BASEIMAGE

To Top