Agro

Preços fecham mistos com oferta da Rússia e preocupações sobre demanda

Por Laura Sanicola

(Reuters) – O petróleo fechou praticamente inalterado nesta quarta-feira, em direções mistas, com preocupações sobre o crescimento econômico e a estagnação da demanda pelo combustível, além do aperto na oferta.

Os contratos futuros do petróleo Brent caíram 0,45 dólar, ou 0,4%, para fechar a 106,80 dólares o barril.

Já os futuros do primeiro mês do WTI, que expiram na quarta-feira, avançaram 0,19 dólar para fechar a 102,75 dólares.

Os preços do petróleo foram apoiados por uma perspectiva de oferta mais apertada após sanções contra a Rússia –o segundo maior exportador de petróleo do mundo e um importante fornecedor europeu– por sua invasão da Ucrânia, que Moscou chama de “operação especial”.

“Com a escalada da guerra na Ucrânia, a probabilidade de uma duração prolongada do conflito aumenta e a potencial perda de suprimento russo para o mercado cresce”, disse Jim Ritterbusch, presidente da Ritterbusch and Associates em Galena, Illinois.

O mercado também foi apoiado por um relatório do governo americano indicando que os estoques de petróleo dos EUA caíram 8 milhões de barris na semana passada devido a um aumento nas exportações para uma máxima de mais de dois anos, mostraram dados da Administração de Informação sobre Energia (AIE). [EIA/S]

(Reportagem adicional de Ahmad Ghaddar, Florence Tan em Cingapura)

To Top