Europe

Rússia diz que planeja tomar controle total de Donbas e do sul da Ucrânia

(Reuters) – A Rússia planeja assumir o controle total de Donbas e do sul da Ucrânia durante a segunda fase do que ela chama de sua operação militar especial, disse nesta sexta-feira o vice-comandante do distrito militar central da Rússia, de acordo com agências de notícias russas.

A declaração de Rustam Minnekayev, o comandante adjunto, é uma das mais detalhadas sobre as últimas ambições de Moscou na Ucrânia e sugere que a Rússia não planeja acabar com sua ofensiva lá tão cedo.

Minnekayev não os mencionou pelo nome, mas duas grandes cidades ucranianas no sul da Ucrânia, Odessa e Mykolayiv, permanecem sob controle ucraniano.

De acordo com as agências de notícias Interfax e TASS, o comandante-adjunto disse que o controle total da Ucrânia meridional melhoraria o acesso russo à região separatista pró-russa da Transdniestria, que faz fronteira com a Ucrânia e que Kiev teme que possa ser usada como rampa de lançamento para novos ataques.

No início deste mês, Kiev disse que um aeródromo na região estava sendo preparado para receber aeronaves e ser usado por Moscou para voar com tropas que se dirigiam para a Ucrânia, alegações negadas pelo Ministério da Defesa da Moldávia e autoridades da Transdniestria.

“O controle sobre o sul da Ucrânia é outro caminho para a Transdniestria, onde também há provas de que a população de língua russa está sendo oprimida”, disse Minnekayev em uma reunião em Sverdlovsk, região central da Rússia, segundo a agência de notícias TASS.

A agência não mencionou quaisquer evidências ou detalhes dados por Minnekayev dessa alegada opressão.

Minnekayev teria dito ainda que a Rússia planejava forjar um corredor terrestre entre a Crimeia, a península do Mar Negro que anexou em 2014, e Donbas no leste da Ucrânia.

Os últimos combatentes ucranianos deixados na cidade portuária de Mariupol, no Donbas, estão escondidos em uma vasta instalação industrial que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou que fosse bloqueada em vez de invadida. Mariupol fica entre as áreas mantidas pelos separatistas russos e a Crimeia. Sua captura permitiria que a Rússia ligasse as duas áreas.

Segundo a agência de notícias russa RIA, Minnekayev disse que as reportagens da mídia sobre os retrocessos militares russos estão longe da realidade.

“A mídia está agora falando muito sobre alguns fracassos de nossas Forças Armadas. Mas este não é o caso. Nos primeiros dias… as táticas das unidades ucranianas foram projetadas para garantir que, tendo avançado, grupos individuais de tropas russas caíssem em emboscadas pré preparadas e sofressem baixas”, disse ele, segundo a RIA.

“Mas as Forças Armadas russas adaptaram-se muito rapidamente a isto e mudaram as táticas.”

Segundo a RIA, ele também disse que os ataques diários de mísseis e outros ataques contra as forças ucranianas significavam que a Rússia poderia fazer sérios danos sem perder tropas.

A Rússia enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em 24 de fevereiro, no que chamou de operação para degradar as capacidades militares de seu vizinho do sul e expulsar pessoas que chamou de perigosos nacionalistas

As forças ucranianas montaram uma forte resistência e o Ocidente impôs sanções severas à Rússia, num esforço para forçá-la a retirar suas forças.

(Reportagem da Reuters)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3L0EB-BASEIMAGE

To Top