Africa

Agências dos EUA destinam US$670 milhões para alimentação no mundo após guerra na Ucrânia

Por Leah Douglas

(Reuters) – O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) irão contribuir juntos com 700 milhões de dólares para iniciativas internacionais de auxílio para alimentação, na esteira da invasão russa da Ucrânia, afirmaram as agências nesta quarta-feira. 

O dinheiro irá para operações emergenciais de alimentação na Etiópia, Quênia, Somália, Sudão, Sudão do Sul e Iêmen. Uma verba de 282 milhões de dólares virá do Fundo Humanitário Bill Emerson (BEHT), que é co-dirigido pelas agências. 

O USDA irá providenciar um adicional de 388 milhões para transportes e outros custos, afirmou a agência. 

“A guerra não provocada sobre a Ucrânia, um grande exportador agrícola, está aumentando os custos de alimentos e energia para pessoas no mundo todo”, afirmou o secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, em nota.

Membros da Comissão da Fome do Senado pediram em março que o USDA e a Usaid utilizassem verbas do BEHT, algo que não era feito desde 2014, após a previsão de Programa de Alimentação Mundial da ONU de que haveria uma situação grave de fome no planeta como resultado das interrupções nas exportações da Rússia e da Ucrânia. 

Juntas, Rússia e Ucrânia representam cerca de um quarto das exportações de trigo do mundo. 

A invasão está levando a uma “espantosa crise alimentar global”, afirmou a administradora da USAID, Samantha Power.

A Rússia classifica suas ações na Ucrânia como uma “operação especial” para desarmar o país e protegê-lo de fascistas.

A Ucrânia e o Ocidente dizem que a acusação de fascismo não tem base, e que a guerra é um ato não-provocado de agressão.

(Reportagem de Leah Douglas)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3Q0WJ-BASEIMAGE

To Top