Europe

UE tenta conter processos voltados a silenciar jornalistas e defensores de direitos humanos

Por Gabriela Baczynska

BRUXELAS (Reuters) – O Executivo da União Europeia propôs, nesta quarta-feira, novos projetos de lei para conter o excesso de processos judiciais voltados a silenciar jornalistas e defensores de direitos humanos por parte de governos e empresários, uma forma de coação que está em crescimento em países como Croácia e Polônia. 

Em seu último exame sobre o estado de saúde da democracia no bloco composto por 27 países, a Comissão Europeia, sediada em Bruxelas, disse que os chamados processos estratégicos contra a participação pública (SLAPPs, na sigla em inglês) foram uma “preocupação séria” no ano passado. 

“Processos judiciais manifestamente sem fundamento ou abusivos contra a participação pública são recentes, mas são fenômenos cada vez mais prevalentes na União Europeia”, afirmou a Comissão na quarta-feira ao propor novos remédios jurídicos para o bloco. 

Tais processos desproporcionais, normalmente fundamentados em cláusulas de difamação, tem o objetivo de intimidar os alvos, exaurir seus recursos e amarrá-los em múltiplos procedimentos legais, normalmente em várias jurisdições, afirma a Comissão. 

Eles normalmente são movidos por pleiteantes com mais poder político ou econômico, e tem um efeito terrível sobre os processados, entre eles grupos de acadêmicos, LGBT, ativistas ambientais ou sindicalistas, disse o órgão. 

Em Malta, a jornalista investigativa Daphne Caruana Galizia estava envolvida em cerca de 40 casos de difamação na época de seu assassinato em 2017, acrescentou a Comissão. 

“Em uma democracia, a riqueza e o poder não podem dar a ninguém uma vantagem sobre a verdade”, disse a vice-diretora de Valores e Transparência da Comissão, Vera Jourova. “Estamos ajudando a proteger os que assumem riscos e falam quando o interesse do público está em jogo”. 

(Reportagem de Gabriela Baczynska)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3Q0WL-BASEIMAGE

To Top