Environment

Águas-vivas invadem porto de Trieste, no norte da Itália

ROMA (Reuters) – Águas-vivas tomaram as águas do porto da cidade de Trieste, no norte da Itália, conforme mostram imagens de drones, uma invasão que, segundo cientistas, pode ter acontecido por conta dos efeitos dos ventos e de mudanças na temperatura do mar.

O mesmo fenômeno foi observado em abril do ano passado, quando milhares de “rhizostoma pulmo”, conhecidas como águas-viva barril, entraram na região do porto.

“Estamos observando um aquecimento do mar, e o aumento de águas-vivas pode ser causado em parte como efeito disso”, afirmou Valentina Tirelli, uma pesquisadora do Instituto Nacional de Oceanografia e Geofísica Experimental, ao jornal la Repubblica.

“Algumas mudanças em temperatura que não são tão importantes para nós, importam para esses invertebrados, o fato de que eles começam a se reproduzir 3 semanas ou mês antes é de grande importância”, disse.

Tirelli disse que outra causa pode ser o Bora, um vendo nordeste que normalmente sopra sobre o Trieste e seu golfo. Ele pode causar que as águas subam das profundezas, deslocando as águas-vivas em direção à costa.

((Tradução Redação Rio de Janeiro))

REUTERS PF

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3R0WD-BASEIMAGE

To Top