Agro

Preços do petróleo sobem mais de 5% com disputa energética entre Rússia e UE

Por David Gaffen

NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo subiram mais de 5% nesta quarta-feira depois que os fluxos de gás russo para a Europa caíram e a Rússia anunciou sanções a algumas empresas de gás europeias, aumentando a incerteza nos mercados mundiais de energia.

Os preços do petróleo e do gás subiram desde que Moscou invadiu a Ucrânia em fevereiro e os Estados Unidos e aliados em seguida impuseram pesadas sanções à Rússia. O comércio de petróleo foi restringido e a Rússia ameaçou cortar o fornecimento de gás para a Europa, embora não tenha adotado a medida.

O petróleo Brent fechou em alta de 5,05 dólares, ou 4,9%, para 107,51 dólares o barril, enquanto o petróleo dos EUA avançou 5,95 dólares o barril para 105,71 dólares, um aumento de 6%.

A União Europeia ameaçou um embargo total ao petróleo russo, embora as negociações continuem. Devido ao papel da Rússia como o maior exportador de petróleo e combustível, as interrupções –que devem piorar– fizeram com que os mercados apertassem em todo o mundo, especialmente para produtos refinados como o diesel.

“Os preços continuarão subindo, especialmente se a União Européia chegar a um acordo para eliminar gradualmente as compras de petróleo russo ao longo deste ano”, disse Andrew Lipow, presidente da Lipow Oil Associates em Houston.

(Reportagem adicional de Alex Lawler em Londres, Laura Sanicola e Arathy Somasekhar)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4A16B-BASEIMAGE

To Top