Benefícios

Imposto de Renda: Saiba como fazer a declaração retificadora

Imposto de Renda: Receita paga hoje novo lote da restituição. Recebeu? Veja como melhor usar o dinheiro
Alison Nunes Calazans/Shutterstock.com

Imposto de Renda: Saiba como fazer a declaração retificadora Todo contribuinte que entregou a declaração original do IR 2022 e notou algum erro pode retificá-la quantas vezes julgar necessário.

Quem já enviou a declaração do Imposto de Renda 2022, mas percebeu que cometeu algum erro, pode ficar tranquilo e fazer a retificação. Esta declaração retificadora substitui todas as informações da declaração original.

Todo contribuinte que entregou a declaração original pode retificar a declaração quantas vezes julgar necessário. Mas há alguns alertas importantes.

“Se entregue após o prazo previsto para envio, a opção de tributação original não poderá ser alterada de Declaração Simplificada para Completa ou vice-versa. Além disso, a declaração retificadora só poderá ser entregue antes de qualquer procedimento de ofício da Receita Federal”, alerta Fabiana Madeira, analista tributária da MAG Seguros.

O prazo para enviar o documento sem multa termina em 31 de maio.

Como fazer a declaração retificadora

  • Na declaração original, clique na opção declaração retificadora;
  • Faça os acertos necessários;
  • Informe o número do recibo de entrega da última declaração entregue, referente ao mesmo ano-calendário;
  • Envie novamente a declaração.

Dicas para quem precisa retificar

Fabiana dá algumas dicas importantes para o contribuinte:

  • Se for necessário trocar a opção de tributação, respeite o prazo de entrega da declaração;
  • Não demore muito para fazer a retificação, pois há o risco de ser liberado o lote de restituição com valor indevido ou ser gerado imposto a pagar com valor a mais;
  • Quem não conseguir terminar a declaração até a data limite, em 31 de maio, pode entregar de forma incompleta e, então, retificar assim que possível. Fonte: G1
To Top