Asia

Milhares se reúnem para saudar rainha Elizabeth em celebração do Jubileu de Platina

Por Michael Holden e Kate Holton

LONDRES (Reuters) – Dezenas de milhares de simpatizantes da realeza lotaram as ruas de Londres nesta quinta-feira para celebrar o Jubileu de Platina da rainha Elizabeth e iniciar quatro dias de pompa, festas e desfiles para marcar seus 70 anos no trono britânico.

Espera-se que milhões de pessoas em todo o Reino Unido e no mundo participem de festas de rua, assistam às festividades e eventos em homenagem à rainha de 96 anos, disse o governo. Ela reinou por mais tempo do que qualquer um de seus antecessores.

Membros do alto escalão da família real, incluindo o filho e herdeiro de Elizabeth, o príncipe Charles, o filho mais velho dele, William, e a esposa Kate chegaram a um desfile militar a cavalo ou em uma carruagem aberta para muitos aplausos, enquanto líderes mundiais também enviaram mensagens de saudação.

“Obrigado a todos que estiveram envolvidos na convocação de comunidades, famílias, vizinhos e amigos para marcar meu Jubileu de Platina, no Reino Unido e em toda a Commonwealth”, afirmou a rainha, que apareceu na sacada do Palácio de Buckingham durante um desfile militar, em um comunicado.

“Continuo inspirada pela boa vontade que me foi demonstrada e espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi alcançado nos últimos 70 anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo.”

Famílias e amigos se reuniram sob o sol forte nas principais vias que levam ao Palácio de Buckingham, aplaudindo as bandas regimentais, agitando bandeiras e usando coroas de papel. Muitos dormiram nas ruas para garantir uma boa posição.

Outros foram em parques próximos para desfrutar de piqueniques e acompanhar as festividades em telões.

Manifestantes causaram um breve distúrbio ao correrem na frente de soldados que marchavam na avenida Mall antes de serem levados pela polícia. A polícia disse que várias pessoas foram presas por violações à ordem pública.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI510IS-BASEIMAGE

To Top