Benefícios

Quinta-feira de Corpus Christi é feriado?

Calendário Feriados-Pontos Facultativos
Schira/Shutterstock.com

Quinta-feira de Corpus Christi é feriado? O feriado de Corpus Christi, de origem cristã, não é considerado um feriado nacional. Assim, cada cidade decide se a data será feriado local ou ponto facultativo. Neste ano, ele será celebrado na quinta-feira (16).

Na capital de São Paulo, a data será ponto facultativo. Isso significa que as repartições públicas consideradas não essenciais podem dar folga aos funcionários, desde que eles compensem o dia depois. Serviços de saúde e segurança, por exemplo, não vão fechar. Sexta (17), porém, será dia normal de expediente.

Para as empresas privadas, cabe às direções de cada uma delas definir se a folga será aplicada ou não.

Veja o que abre e fecha na capital e quais serviços nacionais podem ser afetados com o feriado.

Bancos

As agências bancárias em todo o país não vão abrir nesta quinta-feira (16).

Isso acontecerá mesmo em municípios em que o feriado ou ponto facultativo tenha sido antecipado.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), as atividades serão retomadas na sexta-feira (17), nos horários habituais.

Durante o feriado, autoatendimento, canais digitais e remotos, atendimento por celular, telefone fixo e computador vão funcionar normalmente.

Contas de consumo, como água, energia e telefone, e carnês com vencimento em 16 de junho poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta.

Bolsa de Valores

A B3, Bolsa de Valores de São Paulo, não vai abrir na quinta-feira, e nenhum tipo de negociação será feita.

As operações voltam ao horário normal na sexta (17).

Ônibus em São Paulo

Segundo a SPTrans, na quinta-feira, o transporte coletivo da capital paulista vai operar com a tabela de horário de sábado e feriados. Na sexta, volta a operar com o horário de dias úteis.

Os pontos de venda dos terminais urbanos e Expresso Tiradentes vão funcionar das 6h às 22h na quinta e na sexta-feira.

As lojas do Jabaquara, Santana e o Posto Central estarão fechadas no Corpus Christi. No dia seguinte, voltam a funcionar nos horários habituais.

O Posto de Apoio à Mulher estará fechado nos dois dias.

Comércio

O funcionamento do comércio de rua e das lojas de shopping centers é opcional na quinta-feira (16), cabendo a cada comerciante decidir se vai abrir as portas ou não. Por ser ponto facultativo, a folga pode ser aplicada, desde que haja um acordo. Fonte: Economia Uol

To Top