Benefícios

Segunda via de RG simplificado para brasileiros no Detran

Terceira parcela do IPVA 2022 vence na terça-feira (12)para veículos com placa final 2
Divina Epiphania/Shutterstock.com

Segunda via de RG simplificado para brasileiros no Detran Tirar a segunda via da carteira de identidade está mais fácil a partir de hoje. Quem teve o documento emitido de 5 de abril de 2019 para cá, pode optar pela Segunda Via de Identidade Simplificada, uma reimpressão da última via do documento. Pelo novo modelo, só será necessário comparecer uma única vez ao posto do Detran, no dia da retirada da nova cédula.

Para dar mais agilidade ao processo, a solicitação é feita pelo site do Detran-RJ, acessando a aba Identificação Civil e depois no serviço Segunda Via de Identidade Simplificada. Com o Duda de segunda via pago no site do Bradesco, no valor de R$ 46,15, é preciso preencher as informações e escolher o posto no qual será pega a carteira. É preciso também ter 12 anos de idade ou mais, e a via anterior do RG precisa ter sido feita de forma presencial em um posto do Detran-RJ.

A retirada do documento só poderá ser feita pela própria pessoa, que terá que fornecer as impressões digitais como comprovante. Pessoas que estiverem com carteira vencida ou que precisarem incluir a indicação de algum tipo de deficiência do cidadão não poderão aderir ao serviço.

É importante lembrar que, quem optar por este serviço, não poderá atualizar as informações da Base de Dados do Detran, já que o documento é apenas uma reimpressão da última via. Apenas existe a possibilidade de alteração cadastral, ou seja, dados como endereço ou telefone.

— Só vai precisar ir ao posto para fazer a segunda via quem tinha uma carteira anterior com mais de três anos ou quem vai precisar mudar algo muito específico no documento — disse o presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder.


O novo serviço não é obrigatório. Quem preferir ou precisar fazer alterações de dados biométricos ou biográficos, como foto e mudança de estado civil, deve seguir com o agendamento tradicional. Fonte: Extra Globo

To Top