Economia

Saunders diz que juros do BC britânico podem superar 2% no próximo ano

LONDRES (Reuters) – O membro do banco central britânico Michael Saunders, que defende um aumento maior da taxa de juros do que a maioria de seus colegas, disse que os juros poderiam chegar a 2% ou mais durante o próximo ano, a fim de conter as expectativas de inflação após o recente aumento dos preços.

O Banco da Inglaterra aumentou os juros cinco vezes desde dezembro ao tentar impedir que o aumento da inflação se instale na economia do Reino Unido, e deve aumentar a taxa novamente em sua reunião de agosto – que será a última de Saunders.

Ele alertou que pode ser mais difícil conter as pressões sobre os preços do que projeta o banco central graças ao declínio da taxa de crescimento potencial do Reino Unido, o que significa que a economia não pode mais crescer tão rapidamente antes de gerar inflação excessiva.

As previsões do mercado financeiro de que a taxa de juros – atualmente em 1,25% – irá alcançar ou superar 2% durante o próximo ano não são “implausíveis ou improváveis”, acrescentou ele.

(Reportagem de Andy Bruce e William Schomberg)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6H0EE-BASEIMAGE

To Top