Celebridades

Anitta posta foto no hospital e tranquiliza amigos estrangeiros: ‘sendo muito bem cuidada’

Anitta tratou de tranquilizar seus amigos estrangeiros, na manhã desta terça-feira (19), ao postar uma foto no hospital, onde se prepara para fazer uma cirurgia para tratar do seu quadro de endometriose. Segundo a cantora, ela deu uma pausa na turnê que vinha fazendo e foi “direto para o hospital”, onde começou “os preparativos” para o procedimento. Em inglês, ela escreveu que está tudo bem e que “está sendo muito bem cuidada”.

Anitta: Com endometriose, cantora diz que namorado a ‘arrastou’ para o médico após dores no sexo

Endometriose: Veja causas, sintomas e tratamentos

“Para todos os meus amigos me mandando mensagens, preocupados comigo. Esqueci de explicar em inglês. Eu vim da turnê direto para o hospital para começar os preparativos para uma cirurgia que eu vou fazer assim que meu corpo estiver pronto. A cirurgia já estava marcada antes do início da turnê. Eu tenho algo chamado endometriose (muito comum em milhões de mulheres no mundo, mas não tão falado como deveria ser). Estou indo bem sendo muito bem cuidada e manterei todos informados. Muito amor!”, escreveu a cantora.

Amy Schumer: Como Anitta, atriz também teve teve endometriose e passou por consequências graves por conta de diagnóstico tardio

Foi pelo Twitter, no dia 8 de julho, que Anitta revelou seu diagnóstico de endometriose. A artista acreditava sofrer de um quadro de cistite recorrente, uma infecção que acomete a uretra provocada por uma bactéria, depois de nove anos com fortes dores após as relações sexuais. No entanto, ela contou que os exames não indicavam a presença de microrganismos na região, o que levou sua médica a optar por uma ressonância, que detectou a endometriose no último mês.

“Ela (médica) fez meu milionésimo exame e pela milionésima vez… NAO TEM BACTÉRIA. Nunca teve em nenhum dos exames. A doutora (enviada pelo meu anjo da guarda só pode), fez na mesma hora uma ressonância em mim e estava la. ENDOMETRIOSE. No dia seguinte ela me levou em um especialista em endometriose”, escreveu a cantora na rede social.

O que exatamente é endometriose?

Simplificando, a endometriose ocorre quando um tecido semelhante ao que cresce dentro do útero (o endométrio) cresce fora do útero.

Na maioria dos casos, esse crescimento acontece dentro e ao redor dos órgãos da cavidade pélvica, e o tecido na endometriose age da mesma forma que faria dentro do útero: ele cresce, engrossa e tenta se desprender a cada ciclo menstrual.

Na endometriose, o tecido não tem como sair do corpo e pode causar muita dor e levar a outras complicações, incluindo infertilidade.

Falar abertamente sobre um distúrbio que envolve diretamente a fertilidade e a saúde reprodutiva é algo que ainda atrai polêmica e representa um desafio. Essa falta de discussão e vergonha são as principais razões pelas quais essa condição muitas vezes não é diagnosticada, o que pode ser extremamente debilitante para a paciente.

To Top