Asia

China multa Didi em US$1,2 bi e eleva expectativa por alívio regulatório

Por Julie Zhu e Yingzhi Yang e Kane Wu

HONG KONG/PEQUIM (Reuters) – O regulador de cibersegurança da China multou nesta quinta-feira a empresa de transporte por aplicativo Didi Global em 1,2 bilhão de dólares, concluindo uma investigação que forçou a companhia a deslistar ações em Nova York e deixou os investidores estrangeiros cautelosos com o setor de tecnologia chinês.

A empresa entrou em conflito com a Administração do Ciberespaço da China (CAC) quando avançou com sua listagem de ações nos Estados Unidos, embora tenha sido instada a esperar enquanto era realizada uma revisão de segurança de suas práticas envolvendo o uso de dados, disseram fontes à Reuters.

A CAC disse que a Didi violou três leis importantes relacionadas à segurança digital, segurança de dados e proteção de informações pessoais.

A investigação, disse o órgão regulador, descobriu que a Didi coletou ilegalmente milhões de informações de usuários durante um período de sete anos a partir de junho de 2015 e realizou atividades de processamento de dados que afetaram seriamente a segurança nacional.

A CAC multou a empresa em 8,026 bilhões de iuans (1,2 bilhão de dólares) e, em um movimento incomum, disse que o Cheng Wei e Jean Liu, executivos do alto escalão da companhia, foram responsáveis ​​pelas violações, penalizando eles em 1 milhão de iuans cada.

A Didi, que tem como acionistas a norte-americana Uber e o conglomerado japonês SoftBank disse em um comunicado que aceita a decisão da CAC e realizará uma autoanálise abrangente, bem como correções.

As ações chinesas de tecnologia subiram após o anúncio, sendo que o índice Hang Seng chegou a valorizar-se mais de 1%, mas reduziu os ganhos e fechou o dia em alta de 0,12%.

“A multa deve marcar o fim dos problemas regulatórios da Didi”, disse o analista Travis Lundy, da Quiddity Advisors.

A CAC também havia ordenado que as lojas virtuais removessem 25 aplicativos operados pela Didi e disse à empresa que parasse de registrar novos usuários, citando segurança nacional e interesse público. O regulador não afirmou nesta quinta-feira se ou quando permitiria a reversão dessas medidas.

A multa da Didi é a maior penalidade regulatória imposta a uma empresa de tecnologia chinesa desde que Alibaba e Meituan foram multados em 2,75 bilhões e 527 milhões de dólares, respectivamente, no ano passado pelo regulador antitruste.

A multa do Alibaba equivalia a cerca de 4% de suas vendas domésticas de 2019, enquanto a da Meituan representava 3%, com base em 2020. Em comparação, a multa da Didi é igual a cerca de 4,6% de sua de receita de 25,7 bilhões de dólares no ano passado.

(Por Brenda Goh, Julie Zhu, Yingzhi Yang, Scott Murdoch, Zhang Yan, Kane Wu e Selena Li. Redação de Sumeet Chatterjee)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6K0OF-BASEIMAGE

To Top