Asia

Japão melhora visão para a economia e sinaliza recuperação ampla

TÓQUIO (Reuters) – O Japão melhorou sua visão sobre a economia pela primeira vez em três meses em julho, sinalizando uma recuperação mais ampla da atividade econômica conforme o peso exercido pela pandemia de Covid-19 continua a perder força.

A melhora ocorreu em grande parte porque o governo se tornou mais otimista em relação ao consumo e ao emprego, em meio à esperança de que a força na atividade do consumidor ajudará a proteger a economia dos riscos crescentes da desaceleração da demanda global.

“A economia está se recuperando lentamente”, disse o governo em seu relatório econômico de julho, descrevendo a terceira maior economia do mundo de uma forma que não fazia desde maio de 2013.

O governo melhorou a visão sobre o consumo privado, dizendo que ele está se recuperando levemente ao se tornar mais otimista sobre gastos com serviços como transporte.

Analistas em geral têm se mostrado menos confiantes em relação ao consumo privado do Japão, que representa mais da metade da economia, alertando para a probabilidade de que o aumento dos preços está suprimindo o consumo.

A economia deve ter voltado a crescer no segundo trimestre após uma contração de janeiro a março, embora a recuperação tenha sentido a pressão de interrupções prolongadas no fornecimento de peças e chips de alta tecnologia.

No relatório de julho, o governo melhorou sua visão sobre as condições de emprego, relatando uma tendência crescente no número de trabalhadores, acrescentando que o número de mulheres que possuem emprego regular está aumentando.

(Reportagem de Daniel Leussink)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI6P0FR-BASEIMAGE

To Top