Economy

EUA impõem novas sanções a ex-ginasta olímpica e siderúrgica russa

WASHINGTON (Reuters) – Os Estados Unidos impuseram nesta terça-feira sanções contra Alina Kabaeva, ex-ginasta olímpica que, segundo o Departamento do Tesouro norte-americano, tem uma relação próxima com o presidente russo, Vladimir Putin, na última iniciativa dos EUA em resposta à invasão russa da Ucrânia.

O Departamento do Tesouro disse em nota que Kabaeva dirige o Grupo Nacional de Mídia, um conglomerado de televisão, rádio e jornais pró-Kremlin. Putin nega que eles tenham qualquer envolvimento romântico.

A última rodada de sanções também atinge a Publichnoe Aktsionernoe Obschestvo Magnitogorskiy Metallurgicheskiy Kombinat (MMK), uma das maiores produtoras de aço do planeta, assim como seu sócio proprietário e presidente do conselho diretivo, Viktor Filippovich Rashnikov, afirmou o Tesouro.

O departamento diz que a MMK é uma das maiores pagadoras de impostos da Rússia e oferece uma fonte substancial de receita para o governo russo.

Washington também designou duas de suas subsidiárias, a Investitsionnaya Kompaniya MMK-FINANS, sediada na Rússia, e a MMK Metalurji Sanayi Ticaret Ve Liman Isletmeciligi Anonim Sirketi, na Turquia.

“O Departamento do Tesouro vai usar todas as ferramentas disponíveis para se certificar de que as elites russas e os facilitadores do Kremlin sejam responsabilizados por sua cumplicidade em uma guerra que já custou inúmeras vidas”, disse a secretária do Tesouro, Janet Yellen, em nota.

“Juntamente com nossos aliados, os Estados Unidos vão continuar a asfixiar a receita e os equipamentos que sustentam a guerra não-provocada da Rússia na Ucrânia.”

(Reportagem de Daphne Psaledakis)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI710WD-BASEIMAGE

To Top