Benefícios

Via Rápida Expressa: Cursos oferecidos para qualificações

Educação SISU ENEM FIES MEC
Joyseulay/shutterstock.com

Via Rápida Expressa: Cursos oferecidos para qualificações Oferece cursos de qualificação profissional básica de curta duração na área de construção civil, especificamente de pintor de obras/pintor de edificações, com enfoque na qualificação profissional para a reintegração social. O programa é oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária. As aulas teóricas geralmente são ministradas na unidade prisional e as práticas em equipamentos públicos, garantindo sua revitalização durante o curso. Neste momento, há priorização para execução das aulas práticas nas escolas estaduais paulistas, em parceria com a Secretaria de Educação para seleção das escolas estaduais que devem receber o curso.

Público-Alvo 

Indivíduos que estejam com seu direito natural à liberdade cerceado em razão de condenação judicial, com trânsito em julgado, e esteja no gozo de cumprimento de pena no regime Semi-aberto, gerenciado pela Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo.

O QUE É?

O Via Rápida oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda. Os cursos têm duração de até 100 horas e são oferecidos de acordo com o mercado de trabalho de cada região. Os cursos podem ser realizados nas Escolas Móveis do Via Rápida ou em salas de aula do estado, do município ou de outras organizações.

COMO FUNCIONA?

A partir da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios, os cursos são definidos e as inscrições são divulgadas. Os interessados podem se inscrever aqui. Após a inscrição, haverá convocação dos candidatos para formação das turmas, selecionados a partir dos critérios definidos pelo programa para participação nos cursos.

PÚBLICO ALVO

  • Jovens e adultos a partir de 16 anos;
  • Domiciliados no Estado de São Paulo;
  • Alfabetizados;
  • Desempregados;
  • Aqueles que possuírem escolaridade mínima ou condição especial exigidos para determinado curso, quando for o caso.

Entenda a Bolsa Auxílio

QUEM PODE RECEBER?

Podem receber a bolsa-auxílio estudantes maiores de 16 anos, alfabetizados, domiciliados no Estado de São Paulo, desempregados que atendam os requisitos de escolaridade ou condição especial fixada para determinado curso, matriculados nos cursos de qualificação profissional oferecidos nos formatos: presencial, semipresencial e remoto (curso online com aulas ao vivo e professor). O estudante será considerado apto a receber a bolsa-auxílio pelas informações prestadas na inscrição.

QUANDO VOU RECEBER A BOLSA-AUXÍLIO?

O pagamento da bolsa-auxílio se dará após conclusão do curso, mediante 75% de frequência.

QUAL O PRAZO PARA RETIRAR A BOLSA-AUXÍLIO?

Após disponibilização da bolsa-auxílio, o valor ficará à disposição do estudante pelo prazo de 30 (trinta) dias. Este prazo não é prorrogável.

QUANDO O ESTUDANTE NÃO RECEBE A BOLSA-AUXÍLIO?

O aluno não estará apto a receber a bolsa-auxílio caso:

  • Seja beneficiário de seguro-desemprego ou previdenciário;
  • Não seja concluinte;
  • Seja beneficiário dos programas sociais instituídos pela Lei n° 14.512/2011.
  • Tenha recebido 2 (dois) pagamentos no ano de referência.
To Top