Agro

Exportação de milho do Brasil até 3ª semana do mês já supera agosto de 2021

SÃO PAULO (Reuters) – As exportações brasileiras de milho alcançaram 4,7 milhões de toneladas no acumulado das três primeiras semanas deste mês, superando o volume de 4,3 milhões de toneladas no total de agosto de 2021, mostraram dados do governo federal nesta segunda-feira.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a média diária de embarques do cereal saiu de 197,08 mil toneladas em agosto do ano passado para 313,90 mil neste mês.

O Brasil está na reta final da colheita da segunda safra de milho e caminha para um recorde na produção total, o que impulsionou o ritmo das exportações.

As vendas externas de milho ainda podem alcançar uma máxima histórica neste mês, em torno de 7,88 milhões de toneladas, conforme projeção da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) em sua perspectiva mais otimista.

Na ponta importadora, as entradas de fertilizantes químicos perderam ritmo após fortes compras nos meses anteriores para garantir a oferta que será usada na safra 2022/23, cujo plantio começa em setembro.

A média diária de importação de adubos atingiu 151,7 mil toneladas até terceira semana do mês, contra 196,55 mil em agosto completo de 2021, de acordo com a Secex.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7L0QW-BASEIMAGE

To Top