Agro

China quer acelerar pesquisa sobre cultivos mais resistentes a mudanças climáticas

(.)

(Reuters) – O Ministério da Agricultura da China está pedindo com urgência mais pesquisas sobre novas variedades de culturas que possam tolerar solo alcalino e estações de cultivo mais curtas, no intuito de garantir a segurança alimentar em meio a mudanças climáticas.

O Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais disse nesta quarta-feira que emitiu um aviso pedindo pesquisas e demonstrações mais rápidas de novas variedades, incluindo colza de inverno de maturação precoce e arroz regenerativo.

A China está enfrentando um clima cada vez mais extremo e imprevisível, desde inundações devastadoras até as altas temperaturas que secaram os principais rios e lagos, e estão ameaçando as colheitas de outono.

O governo disse anteriormente que os agricultores precisarão se adaptar mudando para culturas de maior rendimento e resistentes ao estresse para lidar com os riscos crescentes. Atualmente, estão tentando salvar a safra de arroz em partes do leste das províncias de Anhui e Jiangsu da seca.

O ministério disse que as autoridades provinciais devem acelerar a pesquisa de variedades regenerativas de arroz e produzir grãos tolerantes a solos salinos e alcalinos.

Também quer promover a colza de inverno com maturação precoce, que pode ser cultivada após a colheita do arroz, para expandir a produção de oleaginosas no sul da China.

O apoio político e o financiamento devem ser aumentados para apoiar o esforço de pesquisa, acrescentou o aviso.

(Por Dominique Patton)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7U0WV-BASEIMAGE

To Top