Africa

OMM prevê primeiro ‘triplo consecutivo’ do La Niña do século

GENEBRA (Reuters) – O padrão climático do La Niña durará pelo menos até o final do ano, tornando-se a primeira vez neste século que abrangerá três invernos consecutivos no Hemisfério norte, previu a Organização Meteorológica Mundial (OMM) na quarta-feira.

As condições do La Niña no Pacífico tropical se fortaleceram à medida que os ventos alísios se intensificaram em meados de julho a agosto, afetando as temperaturas e os padrões de precipitação e agravando a seca e as inundações em diferentes partes do mundo.

A atualização El Niño/La Niña da OMM previu o atual La Niña –que começou em setembro de 2020– continuando nos próximos seis meses.

La Nina refere-se ao resfriamento das temperaturas da superfície do oceano juntamente com ventos e chuvas. Geralmente tem o impacto oposto no clima e no clima do El Niño, que é a fase quente da chamada Oscilação Sul do El Niño (ENSO).

“É excepcional ter três anos consecutivos com um evento La Niña. Sua influência de resfriamento está temporariamente retardando o aumento das temperaturas globais –mas não vai parar ou reverter a tendência de aquecimento de longo prazo”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, em um comunicado.

Taalas disse que o agravamento da seca no Chifre da África e no sul da América do Sul traz as marcas do La Niña, assim como as chuvas acima da média no sudeste da Ásia e na Australásia.

“Infelizmente, a atualização sobre o La Niña confirma as projeções climáticas regionais de que a seca devastadora no Chifre da África piorará e afetará milhões de pessoas”, acrescentou.

(Por Michael Shields)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7U0QF-BASEIMAGE

To Top