Asia

Taliban busca aprovação mundial um ano após saída de forças dos EUA

Por Mohammad Yunus Yawar

CABUL (Reuters) – O Taliban celebrou o primeiro aniversário da retirada das forças lideradas pelos Estados Unidos do Afeganistão nesta quarta-feira pedindo à comunidade internacional que “aprenda” com a experiência e os aceite como governo legítimo.

A retirada, concluída um minuto antes da meia-noite de 30 de agosto de 2021, ocorreu quando o Taliban chegou ao poder após uma insurgência de 20 anos contra as forças lideradas pelos Estados Unidos que invadiram o Afeganistão após os ataques de 11 de setembro de 2001 nos EUA.

“A experiência dos últimos 20 anos pode ser um bom guia… Qualquer tipo de pressão e ameaças sobre o povo do Afeganistão nos últimos 20 anos falhou e apenas aumentou a crise”, disse o Taliban em comunicado.

O Emirado Islâmico do Afeganistão, o nome que o Taliban dá ao seu governo, é o “governo legítimo do país e o representante da corajosa nação afegã”, informou o comunicado.

Nenhum país reconheceu o Taliban, que assumiu o Afeganistão com uma rapidez e facilidade que pegou o mundo de surpresa, após a fuga do presidente Ashraf Ghani do país e o colapso de seu governo.

As forças lideradas pelos EUA partiram duas semanas depois de forma caótica.

A declaração do Taliban pediu à comunidade internacional que permita que os afegãos tenham um governo islâmico independente com uma “interação positiva com o mundo”.

A comunidade internacional tem pressionado o Taliban sobre os direitos humanos, particularmente os de meninas e mulheres cujo acesso à escola e ao trabalho tem sido limitado. Também insiste pelo fim da perseguição a críticos, ativistas e jornalistas.

O Taliban diz que está discutindo a questão da educação das meninas e nega reprimir a dissidência.

Fogos de artifício iluminaram o céu de Cabul na noite de terça-feira no primeiro aniversário da retirada das tropas estrangeiras que o Taliban celebra como “Dia da Liberdade”.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI7U0OH-BASEIMAGE

To Top