Agro

Importações chinesas de soja caem 25% em agosto ante 2021

PEQUIM (Reuters) – As importações de soja pela China caíram 24,5% em agosto em relação ao ano anterior, mostraram dados da alfândega nesta quarta-feira, já que os altos preços globais e a fraca demanda reduziram o apetite pela oleaginosa.

A China, o maior comprador mundial de soja, trouxe 7,17 milhões de toneladas em agosto, contra 9,49 milhões um ano antes, mostraram dados da Administração Geral de Alfândegas.

O número foi o menor para o mês de agosto desde 2014. Também foi inferior ao volume de 7,88 milhões de toneladas de julho.

O baixo número de importações para agosto era esperado, disseram traders e analistas.

“As importações foram muito lentas nos últimos três meses”, disse Darin Friedrichs, cofundador da consultoria Sitonia Consulting, com sede em Xangai.

Os preços globais da soja subiram este ano depois que o mau tempo reduziu a produção e as exportações do Brasil, principal fornecedor da China, empurrando os preços de referência para uma máxima de quase uma década em junho.

Isso interrompeu as compras da China, onde grandes perdas para os suinocultores também prejudicaram a demanda por farelo de soja, matéria-prima da ração.

As margens de esmagamento de soja na China estão negativas desde meados de abril, com os processadores no principal centro de processamento de Rizhao perdendo 519 iuanes (74,80 dólares) para cada tonelada de soja processada até 5 de setembro.

De janeiro a agosto, a China importou 61,33 milhões de toneladas da oleaginosa, uma queda de 8,6% em relação ao mesmo período do ano passado, mostraram os dados alfandegários.

(Por Dominique Patton)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI860TR-BASEIMAGE

To Top