Asia

Órgão de defesa do consumidor dos EUA vai regular empresas ‘compre agora, pague depois’

Por Hannah Lang

WASHINGTON (Reuters) – O Departamento de Proteção Financeira do Consumidor dos Estados Unidos (CFPB) planeja começar a regular empresas do tipo “compre agora, pague depois” (BNPL) como Klarna e Affirm devido a preocupações de que seus produtos estejam prejudicando os consumidores, disse a agência nesta quinta-feira.

O órgão, que atualmente não supervisiona empresas ou produtos BNPL, emitirá orientações ou regra para alinhar os padrões do setor com os das empresas de cartão de crédito. A agência também disse que terá exames de supervisão apropriados.

Após uma investigação no ano passado, o CFPB descobriu que os provedores de BNPL Affirm, Afterpay, da Block, Klarna, PayPal e Zip originaram 180 milhões de empréstimos em 2021, totalizando 24,2 bilhões de dólares, um aumento de mais de 200% em relação a 2019.

O CFPB, no entanto, disse estar preocupado que seus produtos possam representar riscos para os consumidores, destacando a falta de divulgações padronizadas nas cinco empresas pesquisadas e o potencial de os consumidores ficarem sobrecarregados.

O CFPB disse que como os provedores de BNPL não fornecem dados para agências de relatórios de crédito, os credores podem ter uma imagem incompleta dos passivos de um devedor, incluindo empréstimos BNPL em empresas rivais.

A agência também apontou a coleta de dados como risco para o consumidor e disse que começaria a identificar as práticas de vigilância de dados que as empresas de BNPL devem evitar.

Os preços das ações de empresas de BNPL estão sob pressão neste ano, com a Affirm caindo mais de 75% e a Zip caindo 79%. A avaliação da Klarna caiu cerca de 85% em julho.

(Por Hannah Lang)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI8E0YJ-BASEIMAGE

To Top