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Volkswagen planeja levantar até 9,4 bilhões de euros com IPO da Porsche

A Volkswagen planeja levantar até 9,4 bilhões de euros (US$ 9,4 bilhões) com a oferta pública inicial de sua icônica fabricante de carros esportivos Porsche, no que pode marcar o maior IPO da Europa em mais de uma década.

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Em um momento de forte volatilidade do mercado, a montadora alemã disse no domingo que mira uma avaliação de 70 bilhões a 75 bilhões de euros para a abertura de capital, abaixo da meta anterior de até 85 bilhões de euros.

Hoje, o Conselho Executivo da Volkswagen AG, com a aprovação do Conselho Fiscal, estabeleceu uma faixa de preço de colocação para as ações preferenciais de 76,50 para 82,50 por ação preferencial. No total, até 113.875.000 ações preferenciais das participações da Volkswagen AG estão planejadas para serem colocadas com investidores durante o IPO.

Os mercados europeus estiveram em grande parte fechados para IPOs durante a maior parte do ano. Empresas têm evitado realizar novas ofertas em meio à crise de energia da região, aumento das taxas de juros e inflação recorde.

A Porsche não está sozinha ao reduzir as metas de valuation: a Intel também cortou as projeções para o IPO da Mobileye.

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Em meio à baixa das bolsas, o plano de listagem é impulsionado pelos compromissos firmes dos principais investidores. A Qatar Investment Authority, o fundo soberano da Noruega, T. Rowe Price e ADQ devem subscrever ações preferenciais de até 3,7 bilhões de euros, disse a fabricante.

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“Estamos agora na reta final com os planos de IPO da Porsche e agradecemos o compromisso de nossos investidores fundamentais”, disse o diretor financeiro da Volks, Arno Antlitz. O período da oferta começa nesta terça, 20 de setembro, com o início da negociação planejada para 29 de setembro.

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Durante reuniões com potenciais investidores, a Volkswagen apresentou o IPO como uma chance de investir em uma empresa que combina o melhor de montadoras rivais como Ferrari e marcas de luxo como Louis Vuitton.

Embora Ferrari e Porsche tenham como alvo clientes ricos, a fabricante italiana permanece em uma liga própria ao ostentar margens líderes no setor e com uma fração das 300 mil unidades vendidas por ano pela Porsche.

No ponto médio do valuation das ações preferenciais, o IPO avaliaria a Porsche em 10,2 vezes o Ebitda, de acordo com a Jefferies. Isso se compara ao múltiplo de Ebitda da Ferrari de 23,1 vezes. Ainda assim, o valuation superior da Porsche quase se iguala ao valor total de mercado da Volks – incluindo Audi, Skoda, a marca Volks e Seat, entre outros – de 88 bilhões de euros.

A Porsche tem como meta receita de até 39 bilhões de euros este ano e retorno sobre as vendas de até 18%, dois pontos acima do ano passado, disse a empresa em julho. Os retornos devem superar 20% no longo prazo.

Além de oferecer a investidores uma fatia de um dos nomes mais conhecidos da indústria automobilística, o IPO devolverá um poder significativo na tomada de decisão à família Porsche-Piech, que perdeu o controle da montadora de carros esportivos há mais de uma década após uma longa batalha de aquisição com a Volks.

Para atender aos interesses da família bilionária, que detém 53% das ações com direito a voto da Volks por meio da Porsche Automobil Holding, listada separadamente, o IPO da Porsche é complexo e gerou questões de governança também refletidas na estrutura complicada da Volks.

Ainda assim, um IPO desse porte é tão raro na Europa que pode desafiar o desaquecimento do mercado. Com isso, gestores serão obrigados a analisar a oferta com atenção, já que a empresa entrará automaticamente nos principais benchmarks de ações da região, disseram pessoas presentes às reuniões realizadas para aumentar o interesse no IPO.