Asia

Presidente da Alemanha quer aprofundar acordo em energia com Arábia Saudita

JEDÁ (Reuters) – O chanceler alemão Olaf Scholz disse neste sábado, após reunião com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, que quer aprofundar a parceria energética entre os dois países.

Falando a repórteres, Scholz disse que a parceria deve ir além dos combustíveis fósseis para incluir hidrogênio e energias renováveis.

A Alemanha, até recentemente fortemente dependente da Rússia para gás, vem buscando diversificar seu fornecimento de energia desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro.

Scholz, em viagem de dois dias ao Golfo, disse que também abordou questões envolvendo direitos humanos e civis em conversas com o príncipe.

Políticos alemães proeminentes de uma série de partidos pediram no jornal Der Spiegel a Scholz para abordar o assunto do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi no consulado saudita em Istambul, há quatro anos, que desencadeou um clamor global e pressionou o governante de fato da Arábia Saudita.

“Você pode supor que nada foi dito”, disse Scholz sobre se discutiu o assunto no encontro.

Um relatório de inteligência dos EUA divulgado há um ano disse que o príncipe aprovou a operação para matar ou capturar Khashoggi, mas o governo saudita negou qualquer envolvimento do príncipe herdeiro e rejeitou as conclusões do relatório.

Em um sinal de descongelamento das relações, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente francês, Emmanuel Macron, visitaram o país e se encontraram com o príncipe.

(Reportagem de Andreas Rinke)

To Top