Entertainment and Lifestyle

Trabalhadores peruanos desenterram tumbas antigas ao instalarem gasodutos

LIMA (Reuters) – Trabalhadores de empresas de energia no Peru descobriram uma dezena de tumbas centenárias de culturas pré-incas durante a construção de um gasoduto, segundo os arqueólogos do projeto, na mais recente descoberta do rico passado antigo do país sul-americano.

As tumbas mais antigas datam de oito séculos e devem pertencer à cultura Huaura do Peru, enquanto outras devem ser da cultura Chancay, de cerca de 600 anos atrás, disse a arqueóloga Cecilia Camargo.

Ela disse que além dos crânios e outros ossos encontrados no solo arenoso seco no distrito de Carabayllo, no Peru, cerca de 80 quilômetros ao norte de Lima, algumas das tumbas também incluíam cerâmicas e pequenas estatuetas de barro, possivelmente representando deusas.

Restos mortais de adultos e crianças foram encontrados dentro de fardos funerários, explicou o arqueólogo Roberto Quispe.

Tanto Camargo quanto Quispe trabalham para a empresa local de distribuição de gás Calidda, que emprega seus próprios arqueólogos devido à frequência de descobertas antigas sempre que um projeto envolve escavação.

Embora mais conhecido pelo pitoresco refúgio real inca de Machu Picchu, em região montanhosa que atrai milhões de turistas todos os anos, o Peru foi o lar de várias culturas pré-hispânicas que prosperaram nos séculos anteriores à ascensão do império Inca ao poder, principalmente ao longo da costa central e dos Andes do país.

(Reportagem de Carlos Valdez)

To Top