Últimas Notícias

Nova regra estipula que carne moída seja embalada em pacote de até um quilo. Mas adequação tem prazo de um ano

A carne moída comercializada no Brasil ganhou um novo regulamento técnico de Identidade e Qualidade. Em portaria publicada no Diário Oficial da União ficou determinado que a carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem em pacotes de peso máximo de um quilo. A medida também proíbe a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos.

O regulamento entra em vigor a partir de 1º de novembro, mas os estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento terão prazo de um ano para adequarem-se às condições previstas na Portaria. Ou seja, segundo o Ministério da Agricultura, dentro desse prazo, se as empresas produzirem conforme o regramento anterior, que será revogado, os produtos poderão ser comercializados normalmente até o prazo de validade etiquetado. Depois de 365 dias do vigor da medida, no entanto, as empresas não poderão fazer diferente do que está no novo regulamento.

Viu isso? Com mínimo de R$ 1.302, aposentados e pensionistas do INSS vão continuar sem ganho real em 2023

O objetivo é assegurar a inocuidade e segurança dos produtos, assim como a transparência aos consumidores. Alem da carne deve ser obrigatoriamente obtida das massas musculares esqueléticas dos animais, por exemplo, a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à denominação de venda.

Outra regra atualizada é que a matéria-prima para fabricação do produto deverá ser exclusivamente carne, submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento. Será proibida a utilização de carne industrial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos.

Previdência: Aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do mínimo começam a receber amanhã

Ainda, a carne moída resfriada deverá ser mantida entre 0°C e 4°C e a carne moída congelada à temperatura máxima de -12°C. O produto não poderá sair do equipamento de moagem com temperatura superior a 7°C e deverá ser submetido imediatamente ao resfriamento ou ao congelamento rápido.

O regulamento da carne moída foi elaborado em conjunto com as associações do setor produtivo.

To Top