Asia

Casa Branca diz que não há necessidade de EUA mudarem postura nuclear

Por Andrea Shalal e Nandita Bose

(Reuters) – Os Estados Unidos não veem razão para mudar sua postura nuclear e não têm indicações de que a Rússia esteja se preparando para usar armas nucleares em breve, disse a Casa Branca nesta sexta-feira, depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, fez referência na quinta-feira ao Armageddon nuclear.

“Ele estava reforçando o que temos dito, que é a seriedade com que levamos essas ameaças sobre armas nucleares”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, a repórteres no Força Aérea Um, a aeronave oficial do presidente, quando questionada sobre os comentários de Biden.

“Não vimos nenhuma razão para ajustar nossa própria postura nuclear estratégica, nem temos indicações de que a Rússia esteja se preparando para usar armas nucleares iminentemente”, disse ela.

Na quinta-feira, Biden disse que a ameaça do presidente russo, Vladimir Putin, de usar armas nucleares na Ucrânia aproximou mais o mundo do “Armageddon” do que em qualquer outro momento desde a crise dos mísseis cubanos da Guerra Fria. 

Biden disse que está atento a Putin e como ele pode reagir à medida que os militares da Ucrânia obtém ganhos contra os invasores russos.

“Pela primeira vez desde a crise dos mísseis cubanos, temos uma ameaça direta ao uso de armas nucleares, se de fato as coisas continuarem no caminho que estão indo”, disse Biden a doadores de campanhas do Partido Democrata, em Nova York.

(Reportagem de Andrea Shalal, Nandita Bose e Jeff Mason)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI960YE-BASEIMAGE

To Top