Asia

Coreia do Norte diz que testes de mísseis servem contra ameaças dos EUA

Por Joyce Lee

SEUL (Reuters) – A Coreia do Norte disse neste sábado que seus testes de mísseis são para autodefesa contra ameaças militares diretas dos Estados Unidos e que não prejudicaram a segurança de países e regiões vizinhos.

A Coreia do Norte realizou seis lançamentos de mísseis em 12 dias até esta semana, incluindo o lançamento de um míssil de alcance intermediário sobre o Japão na terça-feira.

“Nossos testes de mísseis são uma autodefesa normal e planejada para proteger a segurança do nosso país e a paz regional de ameaças militares diretas dos EUA”, disse a agência estatal KCNA, citando um porta-voz.

Os testes de mísseis “não representaram nenhuma ameaça ou dano à segurança da aviação civil, bem como à segurança dos países e regiões, diante de uma avaliação de segurança realizada com antecedência”.

A mensagem foi em resposta ao Conselho da Organização Internacional da Aviação Civil, que condenou os lançamentos da Coreia do Norte por representarem um sério risco de segurança da aviação internacional civil, disse a KCNA.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizaram operações marítimas conjuntas na sexta-feira, um dia depois de Seul despachar caças em reação a um aparente exercício de bombardeio norte-coreano.

Os Estados Unidos também anunciaram novas sanções na sexta-feira em resposta aos últimos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte.

To Top