Europe

Em telefonema, Scholz e Biden concordam que ameaças nucleares do Kremlin são “irresponsáveis”

BERLIM (Reuters) – O chanceler alemão, Olaf Scholz, e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falaram por telefone neste domingo e concordaram que as mais recentes ameaças nucleares do Kremlin são “irresponsáveis” e a mobilização parcial decorrente disso foi “um grave erro”, segundo um comunicado do governo alemão.

A ligação telefônica de quase uma hora foi focada nos preparativos para as próximas reuniões do Grupo dos Sete e do G20, que abordarão a invasão da Ucrânia pela Rússia e as consequências, disse o comunicado.

Os dois líderes concordaram em jamais aceitar a anexação do território ucraniano pela Rússia, chamando a ação de uma nova escalada de guerra, afirmou o comunicado.

Eles concordaram que a mobilização parcial da Rússia mostrou o “preço amargo” que os russos estavam tendo que pagar pelos erros de cálculo do presidente Vladimir Putin.

“Eles criticaram as últimas ameaças nucleares de Moscou como irresponsáveis e concordaram que tal medida teria consequências excepcionalmente sérias para a Rússia”, disse o comunicado.

Sobre os ataques aos oleodutos do Nord Stream, os dois líderes concordaram que a sabotagem da infraestrutura crítica será tratada de forma decisiva, disse.

(Por Sarah Marsh)

To Top