Economia

Ucrânia diz que recapturou 1.200 quilômetros quadrados em Kherson

KIEV (Reuters) – A Ucrânia recapturou mais de 1.170 quilômetros quadrados de território na região de Kherson, no sul do país, desde o início de seu contra-ataque contra a Rússia no final de agosto, disse um porta-voz militar neste domingo.

A Ucrânia alcançou um sucesso relâmpago com sua ofensiva no nordeste, mas seu esforço no sul para eliminar uma base russa na margem oeste do vasto rio Dnipro tem sido um assunto mais longo e trabalhoso.

A porta-voz do comando militar do sul, Natalia Humeniuk, disse que a Ucrânia está progredindo na frente de Kherson, mas que muito precisa ser feito para proteger os territórios recém-recapturados.

“O trabalho continua na consolidação do território, desobstruindo-o e realizando operações de estabilização, pois os assentamentos em que entramos contêm muitas surpresas deixadas pelos ocupantes (russos)”, disse ela na televisão nacional ucraniana.

“A partir de hoje, desde o início da contra-ofensiva, mais de 1.170 quilômetros quadrados foram liberados na direção de Kherson”, disse Humeniuk.

Autoridades ucranianas há muito falam sobre a prioridade de recapturar Kherson, uma região plana e agrícola que Moscou capturou em sua quase totalidade nos primeiros dias de sua invasão.

Quaisquer grandes perdas territoriais em Kherson ameaçariam as linhas de abastecimento da Rússia para a estrategicamente significativa península da Crimeia mais ao sul, cujo retorno Kiev cobiçou desde a ocupação pela Rússia em 2014.

To Top