Economia

Bernanke, Diamond e Dybvig ganham Nobel de Economia por estudos sobre crises financeiras

Por Simon Johnson e Balazs Koranyi

ESTOCOLMO (Reuters) – Um trio de economistas dos Estados Unidos, incluindo o ex-chefe do Federal Reserve Ben Bernanke, ganhou o Prêmio Nobel de Economia deste ano nesta segunda-feira por pesquisas sobre como apoiar bancos em dificuldades pode evitar uma crise econômica ainda mais profunda.

Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig ganharam o prêmio de 2022 por seu trabalho iniciado nos anos 1980, que teve importância prática na regulação dos mercados financeiros e na condução de crises financeiras.

“Ben Bernanke, Douglas Diamond e Philip Dybvig melhoraram significativamente nossa compreensão do papel dos bancos na economia, particularmente durante crises financeiras”, disse a Academia Real Sueca de Ciências nesta segunda-feira.

“Uma conclusão importante na pesquisa é por que evitar colapsos de bancos é vital”, acrescentou a academia.

De acordo com a Academia, Bernanke mostrou com análises estatísticas que corridas bancárias levaram a falências de bancos e esse foi o mecanismo que transformou uma recessão relativamente comum na depressão dos anos 30, a crise mais dramática e severa do mundo.

As corridas bancárias podem facilmente tornar-se autorrealizáveis, levando ao colapso de uma instituição e colocando todo o setor financeiro em risco.

“Essas dinâmicas perigosas podem ser evitadas pelo governo fornecendo seguro de depósito e agindo como um credor de último recurso para os bancos”, disse a Academia.

O trio se junta a Paul Krugman e Milton Friedman, vencedores anteriores do prêmio.

O prêmio de economia não é um dos cinco prêmios originais criados no testamento de 1895 do empresário e inventor da dinamite Alfred Nobel. Foi estabelecido pelo banco central da Suécia e concedido pela primeira vez em 1969.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI990LH-BASEIMAGE

To Top