Asia

Coreia do Norte diz que testes de mísseis simulam ataque ao sul com armas nucleares

Por Cynthia Kim e Josh Smith

SEUL (Reuters) – A recente leva de testes de mísseis da Coreia do Norte foi projetada para simular ataques ao Sul com armas nucleares táticas como um aviso após exercícios navais em larga escala por forças sul-coreanas e norte-americanas, disse a agência de notícias estatal KCNA nesta segunda-feira.

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos na manhã de domingo, disseram autoridades em Seul e Tóquio, o sétimo lançamento desse tipo desde 25 de setembro.

O líder Kim Jong Un guiou exercícios por unidades táticas nucleares nas últimas duas semanas, envolvendo mísseis balísticos com ogivas nucleares simuladas, informou a KCNA, dizendo que eles devem transmitir uma forte mensagem de dissuasão de guerra.

Os testes simularam ataques a instalações de comando militar, principalmente portos e aeroportos no sul, acrescentou a KCNA.

“A eficácia e a capacidade prática de combate de nossa força de combate nuclear foram totalmente demonstradas, e está completamente pronta para atingir e destruir alvos a qualquer momento e em qualquer local”, disse a KCNA.

“Mesmo que o inimigo continue a falar sobre diálogo e negociações, não temos nada para falar nem sentimos a necessidade de fazê-lo”, disse Kim, segundo a KCNA.

A KCNA informou que a Coreia do Norte decidiu realizar os exercícios como uma resposta inevitável a uma mobilização em larga escala das forças navais dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, incluindo um porta-aviões e um submarino de propulsão nuclear.

Após a declaração da Coreia do Norte nesta segunda-feira, o gabinete do presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, disse que “é importante reconhecer com precisão a gravidade dos problemas de segurança na Península Coreana e no nordeste da Ásia para se preparar adequadamente”, disse uma autoridade.

As forças da ONU lideradas pelos EUA ainda estão tecnicamente em guerra com a Coreia do Norte, já que a Guerra da Coreia de 1950 a 1953 terminou com um armistício em vez de um tratado de paz.

(Por Cynthia Kim e Jack Kim; Reportagem adicional de Kantaro Komiya)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI990OV-BASEIMAGE

To Top