Economia

Knot, do BCE, diz que alertas de inflação ainda não estão precificados

AMSTERDÃ (Reuters) – O membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), Klaas Knot, disse nesta segunda-feira que os mercados parecem estar subestimando o risco de que a inflação seja maior do que as previsões mostram.

Knot disse que há uma chance significativa de a inflação em 2024 ser maior do que os 2,3% pelos quais o BCE tem se orientado, mas que os mercados parecem ainda não ter precificado esse risco.

“O BCE disse repetidamente que os riscos para as perspectivas de inflação estão inclinados para cima”, disse Knot a repórteres. “Mas não sei quanta atenção é dada a esse aviso.”

Knot disse que o apoio do governo às famílias para ajudar com o aumento dos preços de energia pode alimentar a inflação nos próximos anos.

“Se o apoio dado na Alemanha e na Holanda se tornar o padrão, a inflação e a taxa de juros vão subir ainda mais”, disse o presidente do banco central holandês.

A Alemanha foi criticada na semana passada por outros países da União Europeia por anunciar um pacote de cerca de 200 bilhões de euros para proteger os consumidores do aumento dos custos de energia em 2023 e 2024.

Um plano holandês de gastar cerca de 23 bilhões de euros em um teto de preço de energia no próximo ano equivale a aproximadamente o mesmo valor per capita.

Knot disse que está claro que o BCE anunciará um aumento significativo dos juros novamente em sua reunião no final do mês.

(Reportagem de Bart Meijer)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI990O4-BASEIMAGE

To Top