Asia

Preços do minério de ferro sobem com menores estoques nos portos da China

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) – Os preços do minério de ferro subiram nesta segunda-feira, já que os estoques nos portos da China encolheram durante os feriados da Golden Week para o menor nível desde meados de julho, indicando uma forte demanda pelo ingrediente siderúrgico.

Somando-se às preocupações com a oferta, as ameaças de inundações permaneceram na Austrália –o maior fornecedor de minério de ferro da China–, com as autoridades alertando sobre outro evento climático intenso que poderia trazer mais chuvas.

O contrato de minério de ferro mais ativo para janeiro na Dalian Commodity Exchange encerrou as negociações com alta de 2,2%, a 739,50 iuanes (103,93 dólares) a tonelada, depois de atingir 744,50 iuanes no início da sessão, o maior nível desde 9 de agosto.

Na Bolsa de Cingapura, minério de ferro de referência de novembro subiu 2,2%, a 97,70 dólares a tonelada.

Os mercados chineses estiveram fechados para os feriados da Golden Week, que começaram em 1º de outubro.

Os estoques de minério de ferro importado nos portos chineses estavam em 131,9 milhões de toneladas na segunda-feira, caindo constantemente nas últimas quatro semanas, mostraram dados da consultoria SteelHome, já que as siderúrgicas elevaram a produção em meio à maior demanda por aço relacionada à construção.

Outros ingredientes siderúrgicos também avançaram, apesar das notícias sobre o aumento dos casos de Covid-19 pós-feriado na China e uma contração na atividade de serviços do país no mês passado.

Na Bolsa de Futuros de Xangai, o vergalhão subiu 1,4%, enquanto a bobina a quente avançou 0,6%. O aço inoxidável caiu 1,4%.

Os preços do aço chinês devem se recuperar em outubro com a melhora dos fundamentos do mercado e as políticas de apoio macroeconômico entrando em vigor, disse a consultoria Mysteel, citando seu analista-chefe Wang Jianhua.

É provável que a cautela prevaleça, no entanto, antes do congresso do Partido Comunista Chinês deste mês.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI990M4-BASEIMAGE

To Top