Economia

Ações europeias atingem mínima em mais de uma semana por preocupações com recessão

Por Devik Jain e Amruta Khandekar

(Reuters) – As ações europeias caíram pela quinta sessão consecutiva nesta terça-feira, com os investidores preocupados com as perspectivas de uma desaceleração econômica global e de os lucros corporativos serem pressionados pelo aumento das taxas de juros à medida que os bancos centrais intensificam sua luta contra a inflação.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,56%, a 387,95 pontos, o menor nível em mais de uma semana.

O índice cedeu 3,7% nas últimas cinco sessões, com os mercados de ações no limite, já que dados apontam para força no mercado de trabalho dos Estados Unidos e os formuladores de política monetária do Federal Reserve permanecem agressivos contra a inflação, o que alimenta temores de que aumentos agressivos da taxa de juros levarão a economia a uma recessão. Em um impulso às preocupações com a recessão, o Fundo Monetário Internacional cortou sua previsão de crescimento global para 2023 e alertou que as condições podem piorar significativamente no próximo ano.

Também pesando sobre o sentimento estavam as notícias de que Xangai e outras cidades da China intensificaram testes e adotaram restrições para conter o aumento das infecções por Covid-19.

À medida que a Europa enfrenta o aumento da inflação e as crescentes tensões geopolíticas da crise entre Rússia e Ucrânia, investidores aguardam a temporada de balanços corporativos do terceiro trimestre em busca de pistas sobre o impacto do aperto da política monetária e as perspectivas de crescimento econômico.

A maioria dos setores do STOXX 600 ficou em território negativo, com as ações financeiras e de tecnologia pressionando o índice pan-europeu.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,06%, a 6.885,23 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,43%, a 12.220,25 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,13%, a 5.833,20 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,87%, a 20.730,50 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,78%, a 7.355,90 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,46%, a 5.288,80 pontos.

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9A0YG-BASEIMAGE

To Top