Economy

Britânicos recorrem a cobertores elétricos e velas com aproximação do inverno

Por Sarah Young

LONDRES (Reuters) – Os consumidores britânicos estão estocando cobertores elétricos, velas e fogões com baixo consumo de energia, já que o aumento das contas de gás e a inflação em alta dos preços dos alimentos forçam milhões de pessoas a se prepararem para um inverno difícil pela frente.

Pesquisa de mercado divulgada nesta terça-feira mostrou que a inflação sobre alimentos atingiu outro novo recorde de 13,9% em setembro, aprofundando a crise do custo de vida, enquanto os dados da BRC-KPMG mostraram que as pessoas estão investindo em itens para ajudá-las a economizar dinheiro.

A piora das perspectivas para o consumidor ocorre no momento em que o Banco da Inglaterra foi forçado a intervir novamente no mercado de títulos do governo para manter a estabilidade financeira e quando o mercado de trabalho encolheu, potencialmente aumentando as pressões inflacionárias.

A crescente tempestade econômica significa que os consumidores estão cortando gastos desnecessários, ameaçando a viabilidade das empresas de hospitalidade e lazer mais uma vez, enquanto lutam para se recuperar da pandemia.

A inflação começou a subir no Reino Unido em meados de 2021, à medida que os bloqueios da cadeia de suprimentos e a mudança nas regras comerciais pós-Brexit foram seguidos pelo aumento dos preços de energia. A taxa atingiu 9,9% em agosto, abaixo da máxima de 40 anos de julho de 10,1%, e o banco central britânico espera que atinja um pico de pouco menos de 11% em outubro.

Enquanto o governo está gastando cerca de 60 bilhões de libras (66 bilhões de dólares) para subsidiar contas de energia para residências e empresas nos próximos seis meses, a família média ainda está pagando duas vezes mais por mês por aquecimento e iluminação do que um ano atrás.

A Kantar disse que as vendas de aparelhos de cozinha, incluindo fogões lentos, fritadeiras e sanduicheiras, que geralmente usam menos energia, aumentaram 53% nas quatro semanas até 4 de setembro em relação ao ano anterior.

A demanda por edredons e cobertores elétricos foi 8% maior no mês, com vendas de velas subindo 9%, seguindo uma tendência identificada pela rede de lojas de departamento John Lewis, que disse que os britânicos estão comprando mais roupas íntimas térmicas, luvas e roupões para se aquecer em casa sem ligar o termostato.

(Reportagem de James Davey e Andy Bruce)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9A0S5-BASEIMAGE

To Top