Asia

Coroação do rei Charles será realizada em maio de 2023

Por Michael Holden

LONDRES (Reuters) – O rei Charles III do Reino Unido será coroado na Abadia de Westminster, em Londres, em maio do próximo ano, em uma cerimônia que seguirá a pompa tradicional usada para ungir monarcas nos últimos mil anos, anunciou o Palácio de Buckingham nesta terça-feira.

Charles, de 73 anos, tornou-se rei automaticamente após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth, no mês passado, mas a grande cerimônia de coroação para ele e sua esposa Camilla, que será coroada rainha, acontecerá somente em 6 de maio de 2023.

“A coroação refletirá o papel do monarca hoje e olhará para o futuro, ao mesmo tempo em que estará enraizada em tradições e pompa de longa data”, disse o palácio em comunicado.

Reis e rainhas da Inglaterra, e mais tarde do Reino Unido, foram coroados na Abadia de Westminster desde William, o Conquistador, em 1066. Charles é o 41º monarca em uma linhagem que remonta a William, e será o monarca mais velho a ser coroado.

Sua mãe, que morreu aos 96 anos em sua casa de férias na Escócia, detém o recorde de reinado mais longo, com 70 anos.

A mídia britânica informou que Charles quer diminuir um pouco da grandeza habitual em torno da coroação, ciente de que isso ocorrerá enquanto o país enfrenta uma crise relacionada ao custo de vida para a população.

O palácio disse que manterá os “elementos centrais” da cerimônia tradicional “enquanto reconhece o espírito de nossos tempos”.

A coroação de Elizabeth como rainha em 2 de junho de 1953 foi a primeira a ser televisionada e foi considerada um marco na modernização da monarquia, um movimento que seu marido, o príncipe Philip, defendeu fortemente.

(Reportagem de Michael Holden)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9A10R-BASEIMAGE

To Top