Economia

Preços do petróleo caem com surto de Covid na China e temores de recessão

Por Laura Sanicola

(Reuters) – Os preços do petróleo caíram 2% nesta terça-feira, estendendo o declínio de quase 2% da sessão anterior, à medida que os temores de recessão e um surto de casos de Covid-19 na China levantaram preocupações sobre a demanda global.

O presidente do Banco Mundial, David Malpass, e a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, alertaram na segunda-feira sobre um risco crescente de recessão global e disseram que a inflação continua sendo um problema.

O Brent caiu 1,90 dólar, ou 2%, para 94,29 dólares o barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) caiu 1,78 dólar, ou 2%, para 89,35 dólares.

“Há um pessimismo crescente nos mercados agora”, disse Craig Erlam, da corretora OANDA.

Os temores de um novo impacto na demanda na China também pesaram. As autoridades intensificaram os testes de coronavírus em Xangai e outras grandes cidades, à medida que as infecções aumentam novamente.

“Do ponto de vista econômico, parece que a China está jogando fora o bebê junto com a água do banho, continuando a restringir sua população a casos menores”, disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC em Nova York.

As perdas foram limitadas, no entanto, por um mercado apertado e pela decisão da semana passada da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, incluindo a Rússia, conhecidos como Opep+, de reduzir sua meta de produção em 2 milhões de barris por dia.

(Reportagem de Laura Sanicola, com reportagem adicional de Alex Lawler e Isabel Kua)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9A147-BASEIMAGE

To Top