Economia

Biden diz que preços estão “muito altos” à medida que a inflação sobe antes das eleições

Por Jarrett Renshaw

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o relatório do índice de preços ao consumidor divulgado nesta quinta-feira mostra algum progresso no combate à alta dos preços, mas há mais trabalho a fazer, de acordo com um comunicado divulgado pela Casa Branca.

O último relatório de inflação garante que Biden e seu Partido Democrata irão para as eleições de meio de mandato em novembro enfrentando questões persistentes sobre como eles administraram o aumento dos preços de alimentos, combustíveis e outros produtos de consumo.

Biden mais uma vez disse que combater a inflação é sua maior prioridade depois de passar grande parte dos últimos dois anos tentando – com sucesso modesto – conter os aumentos de preços provocados por uma economia que ressurgia dos lockdowns contra a Covid-19 e da invasão da Ucrânia pela Rússia.

O índice de preços ao consumidor subiu 0,4% no mês passado, depois de alta de 0,1% em agosto, informou o Departamento do Trabalho. Nos 12 meses até setembro, o índice subiu 8,2%, de 8,3% em agosto.

A Casa Branca observou que a inflação nos últimos três meses foi em média de 2%, a uma taxa anualizada. Isso está abaixo dos 11% no trimestre anterior.

“Mas mesmo com esse progresso, os preços ainda estão muito altos. Combater a inflação global que está afetando países ao redor do mundo e as famílias trabalhadoras aqui é minha maior prioridade”, disse Biden em comunicado.

(Reportagem de Jarrett Renshaw e Paul Grant)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9C0TT-BASEIMAGE

To Top