Asia

Minério de ferro cai com problemas de demanda na China; spot atinge mínima de 11 meses

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro caíram nesta quinta-feira, com o benchmark na bolsa de Dalian atingindo uma mínima de três semanas, à medida que enfraquecem as esperanças de a China relaxar sua rigorosa política de zero Covid.

Já a diminuição da demanda pelo ingrediente siderúrgico arrastou os preços spot para o menor nível em 11 meses.

Sinais de que Pequim manterá suas medidas draconianas para controlar os surtos de Covid de que um importante congresso do Partido Comunista a partir de 16 de outubro pesou nos mercados futuros.

Os agentes do mercado estão observando de perto como a China enfrentará os desafios de sua economia, incluindo uma desaceleração no setor imobiliário.

Antes da reunião do partido, a China, maior produtora mundial, aumentou os testes de Covid, estendeu os tempos de quarentena e fechou alguns espaços públicos, à medida que as infecções aumentavam.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações com queda de 2,5%, a 696 iuanes (96,79 dólares) a tonelada, depois de atingir seu menor nível desde 22 de setembro, a 695 iuanes, no início da sessão.

O minério de ferro de referência para novembro da Singapore Exchange caiu 1,1%, para 92,75 dólares por tonelada.

O minério de ferro spot com teor de 62% fechou a 95,50 dólares a tonelada na quinta-feira, mostraram dados da consultoria SteelHome, mesmo patamar do dia anterior e o mais fraco desde novembro de 2021.

Outros ingredientes siderúrgicos também caíram, com carvão metalúrgico de Dalian e coque registrando recuos de 1,2% e 0,7%, respectivamente.

“Não devemos ser excessivamente pessimistas em relação aos produtos acabados”, disseram analistas da Huatai Futures em nota, ressaltando que a redução da produção de aço pode eventualmente ajudar a sustentar os preços.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI9C0KS-BASEIMAGE

To Top